Guia para iniciantes do cPanel

cPanel

O cPanel é na verdade um painel de controle que você pode usar para gerenciar cada parte do seu site no servidor de hospedagem em que você está hospedando o site. Este painel de controle é baseado no Linux e oferece uma interface bastante intuitiva, simples e fácil de usar para seus usuários.
Você, como iniciante, precisará familiarizar-se com algumas coisas básicas antes de começar a usar o cPanel. Portanto, com a intenção de ajudá-lo nisso, coloquei uma luz sobre esses aspectos básicos do cPanel. Então continue lendo…

Acessando o cPanel

Depois de comprar um plano ou pacote de hospedagem, você recebe um email de boas-vindas. Esse email de boas-vindas inclui o URL do seu cPanel que pode ser usado para acessar o seu cPanel. Além disso, você também pode acessar o cPanel através da área do cliente da sua conta de hospedagem enquanto estiver conectado.

Tutoriais Relacionados cPanel

Coisas que podem ser feitas com o uso do cPanel

Quando se trata das várias tarefas que podem ser executadas com o uso do cPanel, tenho os seguintes pontos importantes a serem compartilhados com você:
• Você pode instalar vários CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo) como WordPress, Drupal etc. com o uso deste painel de controle.
• Existe um recurso para fazer upload de arquivos diretamente no servidor.
• Novos domínios e subdomínios podem ser adicionados à conta de hospedagem que você está tendo.
• Também facilita o gerenciamento de contas FTP.
• Existem diferentes maneiras oferecidas a você para aumentar a segurança do seu site.
• Você pode gerenciar os bancos de dados existentes e criar novos bancos de dados com o uso do cPanel.

Tutoriais em Vídeo cPanel

Sobre a interface cPanel

Deve-se notar que diferentes provedores de hospedagem podem oferecer um design diferente da interface do cPanel. Significa simplesmente que o design da interface cPanel oferecido por uma empresa de hospedagem pode ser diferente do design oferecido pela outra. As partes importantes da interface do cPanel são brevemente descritas abaixo:
· Barra de navegação
A barra de navegação em uma interface do cPanel consiste nos recursos: Gerenciamento de contas, Notificação, Recurso de pesquisa e Logout. E a barra de navegação está localizada na seção superior direita do seu cPanel.
· Barra Lateral
No que diz respeito à posição da barra lateral, você pode localizá-la ao lado da página do cPanel. Home, Painel, Estatísticas e Gerenciamento de usuários são os vários recursos que você pode encontrar na barra lateral da sua página do cPanel.
· Barra de pesquisa
A barra de pesquisa é fornecida na parte superior da página do cPanel logo abaixo da barra de navegação. A barra de pesquisa é usada para descobrir a função ou recurso que você não pode descobrir. Tudo o que você precisa fazer para usar esse recurso é apenas digitar o nome da função ou opção que você pretende pesquisar e você terá a função desejada à sua frente.

Adicionando domínios e subdomínios no cPanel

Quando você compra um plano de hospedagem, acaba adicionando um domínio primário à sua hospedagem. Além disso, você pode adicionar mais domínios e subdomínios à sua conta usando o cPanel fornecido a você.
Para adicionar um novo domínio, você precisará seguir as etapas abaixo:
• Primeiro, clique na opção “Domínios adicionais” disponível na seção Domínio da página do cPanel. Depois de clicar nele, uma nova janela será aberta à sua frente.
• No campo “Novo nome de domínio”, digite o nome do domínio que você deseja adicionar. Depois de inserir isso, outros campos (exceto o campo de senha) serão preenchidos automaticamente.
• Digite e digite novamente a senha desejada e pressione o botão “Adicionar domínio”. E pronto!
E, caso você pretenda adicionar um novo subdomínio a um domínio existente, será necessário seguir as etapas conforme indicado abaixo:
• Primeiro, clique na opção “Subdomínios” disponível na seção Domínio da sua página do cPanel. Depois de clicar nele, uma nova janela será aberta à sua frente.
• Agora você deve inserir o subdomínio desejado e selecionar o domínio ao qual pretende adicionar esse subdomínio.
• Finalmente aperte o botão “Criar”. E pronto!

Usando o Softaculous App Installer

softaculous Guia para iniciantes do cPanel

No seu cPanel, na seção “Software” ou “Autoinstallers”, você encontrará uma ferramenta chamada Softaculous App Installer. Essa ferramenta pode ser usada para instalar vários aplicativos e sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress.
Para instalar o WordPress em seu domínio, você precisará seguir as etapas mencionadas abaixo:


Passo 1:
Primeiro, clique em .o Softaculous App Installer disponível no seu cPanel. Depois de clicar nele, uma nova janela será aberta à sua frente. Lá você verá muitos aplicativos para escolher para instalar no seu site. Passe o mouse sobre o ícone do WordPress entre os vários aplicativos disponíveis. Assim que você passar o mouse sobre ela, a opção “Instalar” será exibida. Clique em “Instalar” para prosseguir com o processo de instalação do WordPress.


Passo 2:
Depois de clicar em “Instalar”, a página de instalação será aberta, onde você precisará preencher vários detalhes. Primeiro, escolha o protocolo como “HTTP: //” ou “HTTPS: //”, dependendo de você ter ou não um certificado SSL instalado no seu site.


Passo 3:
Agora selecione o nome de domínio específico para o qual você pretende instalar o WordPress. E, preencha os detalhes certos, como “blog” ou “wp” na seção “No diretório”, se você planeja adicionar um blog do WordPress a um site já existente. E, se você estiver instalando um site de blog WordPress completamente novo, que será 100% blog, deixe o campo para “In Directory” vazio.


Passo 4:
Agora preencha o nome do seu site na caixa fornecida para o nome do site. E, digite o nome de usuário e a senha de administrador de sua escolha, que você precisará acessar no painel de administração do site do WordPress.


Passo 5:
Agora preencha um endereço de e-mail existente e selecione o idioma desejado.


Passo 6:
Em seguida, existem “Limitar tentativas de login” que podem ser ativadas para manter seu site seguro contra ataques de força bruta.


Passo 7:
Agora selecione o tema desejado para o seu site WordPress e, finalmente, clique no botão “Instalar”. Aguarde alguns minutos e o WordPress com o tema gratuito selecionado será instalado no seu domínio.


Passo 8:
No que diz respeito à maneira de acessar o painel de administração do site, isso depende do que você preencheu na caixa “No diretório”. Se você o deixou em branco, acesse www.seu-dominio.com/wp-admin/ para fazer login no seu painel de administração. E, por outro lado, se você tiver preenchido algo como “blog” nessa caixa, precisará fazer o login acessando www.seu-dominio.com/blog/wp-admin/.

Tutorial Completo sobre WordPress Veja no link https://www.intelhost.com.br/panel/knowledgebase/4018/Wordpress

Palavras Finais

Há muito mais a saber sobre o cPanel, mas as informações fornecidas acima são suficientes para um iniciante começar a usá-lo pela primeira vez.

Veja mais informações em nossa Base de Conhecimentos